sábado, 2 de julho de 2011

Sakura

Flor símbolo do Japão
Conta a lenda que uma princesa desceu dos céus e aterrissou em uma cerejeira. O nome sakura, na verdade, é derivado do nome da princesa Konohana Sakuya Hime, que significa “a princesa da árvore de flores abertas”. Outros dizem que o nome da planta tem sua origem no cultivo de arroz e sua divindade [Sa], a segunda parte do nome [kura], faz referência ao local onde se guarda arroz.
Com o início da primavera, que no Japão ocorre no mês de março, as paisagens brancas e frias cedem espaço a um mar de flores que proporcionam um dos maiores espetáculos da natureza. 
Elas começam a desabrochar nas árvores no sul do Japão, em Okinawa, e vão em direção ao norte, até Hokkaido. O fenômeno, que dura dois meses e se “move” como uma onda, é chamado Sakura zansen e significa, literalmente, linha de frente das cerejeiras. 
Os grandes apreciadores da flor fazem roteiros turísticos que acompanham a transformação da paisagem.
As flores de sakura anunciam que é hora de sair com a família e os amigos para se divertir e apreciar a paisagem.O hábito, tão difundido entre os japoneses, ainda é novidade para os brasileiros que chegam ao país. 
 A temporada das Sakuras é um acontecimento no Japão
 Existem mais de 300 espécies de cerejeiras no Japão, no entanto, no Brasil, apenas 3 delas se adaptaram ao nosso clima.
E nós, aqui na casinha, conseguimos cultivar uma delas. Já tínhamos tentado antes, mas não rolou. O segredo desta vez, pode ser explicado no jardim da infância.
Quem nunca plantou um feijãozinho no algodão?
Sim, foi essa a técnica utilizada pelo Vidal, e sim, deu super certo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário