sexta-feira, 22 de julho de 2011

Lightpainting

Ou Light Drawing, que em tradução literal significa, pintura ou desenho com luz, é uma técnica que consiste basicamente em desenhar no ar usando fontes de luz portáteis [lanternas, chamas e LEDs, por exemplo] e uma câmera fotográfica. 
A primeira imagem de lightpainting reconhecida na historia é obra de Man Ray, fotógrafo e pintor norte americano que fundou juntamente com o francês, Marcel Duchamp, em 1915 o grupo Dadá de Nova Iorque. Em 1935, Ray gerou a obra “Space Writing” [escrita espacial]. 
Outro famoso que também experimentou a pintura luminosa usando pequenas lanternas em um quarto escuro foi o pintor espanhol Pablo Picasso, que dizia estar “desenhando com a luz”.

"Picasso desenha um centauro no ar"






Esse tipo de fotografia exige uma câmera com capacidade de longa exposição. É necessário ajustar a abertura do diafragma e a velocidade de exposição da luz de acordo com o objetivo do fotógrafo [para linhas finas e precisas a abertura deve ser de aproximadamente f/16, ou de f/4 para borrões e brilhos difusos].
Vale lembrar que aberturas de menor valor significam maior entrada de luz na câmera e, portanto, influenciam também no tempo de exposição.
Há algum tempo atrás 'descobri' essa possibilidade em uma formação  que tive onde trabalho, o que me rendeu o desejo de experimentar esta técnica, mas ao invés de pesquisar na internet, decidi quebrar a cabeça e por em prática o [pouco] conhecimento que tenho sobre o universo da fotografia.
Ontem a brincadeira garantiu a diversão aqui em casa e conseguimos fazer algumas imagens bem bacanas...





O João adorou!


Nenhum comentário:

Postar um comentário